O Que Fazemos
Linhas de vida verticais e horizontais
São equipamentos restritivos ou de retenção de queda utilizados principalmente em coberturas metalicas, escadas marinheiro, caminhos de rolamento e toda estrutura que necessite deslocamento de pessoas em altura.
Desenvolvemos para uso interno um sistema de projeto de linhas de vida que aplica 3 níveis – N3UK, de proteção e que gerencia e baliza a maioria dos projetos para coberturas.
Linhas de vida em vigas
As linhas de vida em vigas estão bastante associadas a proteção de quedas desde carrocerias de caminhões, esta utilização é bastante difundida porém, não é a única. Sistemas lineares de grande porte tais como esteiras transportadoras, fornos, cabines de pintura, sistemas de armazenamento vertical robotizado entre outros também se beneficiam deste tipo de equipamento de proteção.
Estes possuem pelo menos 3 subdivisões importantes. As vigas podem ser aplicadas a uma estrutura existente, as vigas podem estar montadas em pórticos metálicos tipo “T” ou tipo ‘’L” invertido, todos estes com fundações fixas e ainda podem ser utilizados em sistemas moveis, com fundações externas. Cada local e situação pode exigir um projeto e uma solução diferenciada.
Importante ressaltar que estes sistemas podem ser montados também com as linhas de vida instaladas em cabos de aço o que confere leveza ao sistema, grande elasticidade, protegendo o usuário de impactos numa eventual queda além de não utilizar equipamentos extras de absorção de impacto aplicados nos cabos.
Ancoragens
Talvez o equipamento mais versátil de proteção, as ancoragens certificadas são aplicadas em diversos locais e estruturas. Ela pode estar presente como ponto de ancoragem para atividades em altura ou como ponto de fixação de um cabo de aço em uma linha de vida de retenção.
A UK projeta todas as estruturas de retenção de queda utilizando ancoragens certificadas em aço inoxidável nas suas extremidades.
Ancoragens protegem locais específicos de manutenção em equipamentos moveis, maquinas de grande porte e locais de manutenção em altura que exijam além da proteção contra queda um melhor posicionamento de trabalho e ergonomia para os envolvidos.
Estruturas de acesso e proteção
A proteção para atividades em altura deve ter atenção também na prevenção de quedas por meio de estruturas fixas sem a necessidade de linhas de vida, ou seja, qualquer estrutura que possibilite uma movimentação segura em uma área de exposição a altura pode e deve ser adotada sempre que houver condições para tal. Estão nesta categoria, principalmente diversos tipos de guarda corpo fixo e redes de alta resistência para eventos temporários em coberturas.
Nesta área a UK atua fornecendo também diversos sistemas de acesso tais como escadas retas com patamares, plataformas piso para áreas de circulação, passarelas e escadas marinheiro de qualquer porte.
Neste segmento existem diversas melhorias aplicadas aos sistemas de proteção onde todas as peças podem ser confeccionadas com RFP – Reinforced Plastic Fiber e ou aço inoxidável para áreas de ambiente quimicamente agressivo ou marítimo.
As redes podem ser utilizadas para altíssima carga, proteção de quedas e para isolamento de áreas perigosas ou com perigo de queda onde equipamentos metálicos podem não ser adequados às necessidades de manutenção tais como salas transformadoras e de locais de campos magnéticos intensos.
Taludes e planos inclinados
A implantação de áreas industriais e centros de distribuição necessitam muitas vezes de grandes cortes no terreno gerando taludes de diversos ângulos e patamares às vezes, sequenciais. Na indústria de mineração existem as leiras, depósitos organizados de material, a céu aberto, esperando para ser beneficiado ou simplesmente deslocado de posição. Grandes planos inclinados também existem em alguns tipos de barragens pertencentes às usinas hidroelétricas e também em trechos de estradas.
Estas situações representam muitas vezes um alto potencial de queda e assim precisam ser protegidas para que as manutenções e verificações deste terreno inclinado sejam realizadas de modo seguro.
Para estas situações a UK produz uma serie de produtos que permitem ancoragem em diversos tipos de terrenos. Um desenvolvimento especial é o sistema da UK tipo Deadman, equipamento de instalação simples, de longa durabilidade e excelente resistência a tração.
Avaliações e Laudos
Avaliações e respectivos laudos são peças importantes para a confecção de orçamentos e respectivos projetos que vão gerar instalações.
As avaliações geram não somente uma indicação de uma necessidade, mas também, no caso de instalações existentes, laudos que podem aprovar, reprovar ou aprovar com ressalvas uma instalação existente, sugerindo manutenções ou melhorias caso a caso.
O segmento de avaliações propõe contratos de longo prazo objetivando manter as estruturas do cliente sempre documentadas e atualizadas sem a necessidade de uma contratação anual para a realização deste serviço.
Consultoria e Assessoria para tomada de decisões
Mostramos soluções e preparamos sua implementação.
Avaliamos suas necessidades em termos de segurança para trabalho em altura e realizamos a interligação com outros departamentos da empresa.
Escutamos o usuário, definimos áreas e prioridades, trabalhamos projetos, custos e prazos, avaliamos as interferências desta instalação na logica de produção da unidade preparando o terreno para a implementação.
Estudos e projetos
Os estudos que fazemos sobre as necessidades do cliente são base da proposta orçamentária. Sem um esboço de intenções, medidas e possíveis soluções, não é possível oferecer um custo, um cronograma e uma metodologia de instalação.
O Projeto é o segundo passo gráfico, já com parâmetros iniciais é possível desenhar as soluções, quantificar com mais precisão, mostrar detalhes e quantidades de uma maneira consistente. Ao projeto geral se segue o projeto especifico de peças especiais, pois estas precisam ser produzidas fora de um padrão especifico.
Segurança de A a Z
UK de A a Z é um produto pensado para cuidar de todas as instalações e processos utilizados no trabalho em altura no seu negócio.
Desenvolvemos duas metodologias principais. A primeira ocorre dentro de uma unidade e a segunda, destinada principalmente a prestadores de serviço, ocorre em atividades que acontecem fora da unidade.
Plantas industriais usam diversos equipamentos de proteção em altura. Do simples ao complexo o objetivo é o mesmo: impedir quedas de nível e suas consequências. O objetivo da atividade in house é o de ter controle documental, normativo e de manutenção desde o mais simples guarda-corpo até o sistema mais complexo de linhas de vida, passando por escadas marinheiro, proteção continua e pontual de máquinas de grande porte, liberações para trabalho em altura e toda sorte de necessidades correlatas.
Como seu colaborador está trabalhando?
A segunda atividade ocorre em atividades externas e está destinada a empresas que possuem ou terceirizam colaboradores que, constantemente, acessam instalações elétricas, de telefonia, internet e comunicação em postes, torres e estruturas de pequeno e grande porte.
Estre programa pode agir na avaliação das atividades em altura de indivíduos ou de equipes em campo fornecendo dados para melhorias de procedimentos internos de segurança, desenvolvimento e uso de equipamentos específicos e aperfeiçoamento de treinamentos. Associado a avaliação de equipes de campo podem ser incluídas ações preventivas, sempre que inconformidades de segurança surgirem durante as atividades de indivíduos ou equipes.
Atendimento
Para mais informações, entre em contato conosco.
- contato@ukengenharia.com.br